quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Sobre a lista de pedófilos

Hoje os noticiários referiram a hipótese de poderem ser publicadas listas de pedófilos (Pais podem vir a ter acesso a registo de condenados por pedofilia que já cumpriram pena) e a ministra da justiça defende esta ideia.

Isto parece-me uma ideia estúpida: se vivemos numa sociedade civil organizada em que os poderes se dividem segundo as suas funções – o legislativo, o executivo e o judicial – e se o Estado deve garantir a segurança de todos os cidadãos, aplicar a justiça e manter a ordem pública, esta medida dá a entender que o Estado se demite das suas funções e permite que os cidadãos tenham acesso à vida privada de certos cidadãos considerados criminosos para que se acautelem do mal que possam fazer ou que possam eventualmente estar prevenidos para fazer justiça pelas próprias mãos.

Uma decisão deste género – publicar uma lista de cidadãos já condenados por crimes sexuais – poderia estender-se a todo o tipo de crimes. Porque é que só se publicam os nomes dos predadores sexuais? Por que não, também os nomes dos ladrões que são em maior número, dos assassinos, dos traidores à pátria, dos falsários, dos mentirosos, etc.? E aqui teríamos uma enorme lista de políticos que já estiveram no activo e de outros tantos ou mais que ainda continuam a ocupar as cadeiras do poder.
Medidas deste género só revelam uma enorme decadência da democracia e do Estado em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário