sábado, 27 de setembro de 2014

PS: a política do sistema – a ditadura partidária



Os candidatos à liderança do PS caracterizam-se claramente desta forma:
Costa é o político do sistema, da manutenção dos privilégios e das mordomias dos grandes senhores que se apoderaram do poder com base em promessas de bem estar, de progresso e de liberdade que não passam, na prática de puras ilusões porque nada muda na vida do cidadão comum. As diferenças e as desigualdades mantêm-se e aprofundam-se cada vez mais. Costa é o representante dos políticos do sistema que combate os lobbies, os monopólios, os capitalistas exploradores mas, na prática vivem e alimentam-se desses grandes grupos económicos com os quais estabelecem fortes relações de promiscuidade encapotada. Basta ver quantos ex-dirigentes políticos passaram a exercer as funções de grandes gestores de empresas com as quais, antes fizeram grandes contratos com o Estado e os apoiaram nas suas campanhas eleitorais. Costa é o defensor do político que fala em nome do partido, do grupo, do colectivo, da massa anónima, da grande agitação de bandeiras em plateias coloridas para dar a impressão de que é o mais competente e o mais querido. É o símbolo da política dos casos e dos escândalos que nunca são resolvidos, sobre os quais se levantam inquéritos que nunca concluem nada porque nunca se encontram culpados, porque os culpados não têm rosto, são o partido, as massas, o colectivo, a maralha. Costa é a imagem do filho mais velho, obediente, que sempre foi o privilegiado da família, que foi sempre o motorista do chefe que cada vez mais sente a revolta popular a desmoronar o império com pés de barro.
Seguro é o filho mais novo, ferido no seu orgulho, que reclama o direito a conduzir o velho carro do pai porque já tem carta de condução e nunca pegou no carro nem sequer para sair à noite.
Reclama e exige fidelidade num partido onde reina o oportunismo e o jogo do poder em nome da falsidade e da promessa fácil.
Seguro defende os mesmos princípios do mesmo partido que esconde a verdade, que acusou o adversário de traição mas não o acusou de ser conivente com as políticas de desastre financeiro que colocaram o país na bancarrota, quando todos puseram o rabinho entre as pernas e o seu chefe de então, vencido, foi estudar para Paris.
Costa e Seguro pertencem ao mesmo partido que é o paradigma da ditadura partidária que põe os interesses do partido à frente dos interesses do povo, que se preocupa mais em financiar as actividades partidárias do que matar a fome aos pobres e desempregados. Ambos defendem um partido cujos valores mais altos são o partido, cujo objectivo é sustentar os seus correligionários e pôr o país ao serviço do partido.

Sem comentários:

Enviar um comentário