sábado, 22 de novembro de 2008

Democracia/ditadura

Sobre as declarações da Dra. Manuela Ferreira Leite

Esta semana a Dra. Manuela Ferreira Leite questionou, perante as dificuldades deste governo em realizar reformas, se não seria preferível suspender a democracia por seis meses. Foi isto que eu entendi. Toda a comunicação social e o governo ficaram gravemente alarmados com estas declarações. Não sei que mal há em uma pessoa exprimir as suas ideias. Parece que estamos perante uma Comissão de Censura pronta a cortar qualquer ideia ou hipótese, meramente académica, dita de forma irónica ou não. Afinal temos ou não gente madura na política, que não se deixa impressionar por uma mera expressão de “suspensão da democracia”?

O trauma da ditadura parece que ainda perturba muitas mentes doentias, fracas e medrosas. Dá a impressão de que a ditadura lhes aparece como um papão. Um governo autoritário parece confundir um simples comentário com a acusação contra si, de ser ditador. Este autoritarismo parece mostrar a sua fragilidade, insegurança e a falta de uma verdadeira autoridade e competência nas decisões e reformas que empreende.

O governo parece ter interpretado estas declarações como se a democracia já tivesse sido suspensa, tal tem sido a sua teimosia na questão da avaliação dos professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário