sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Avaliação dos professores?

“Gato por lebre”

“Vender gato por lebre” é uma expressão popular que toda a gente conhece e que se pode aplicar nas mais diversas situações. Os professores não podem permitir que o governo queira “vender gato por lebre” na questão da avaliação dos professores. As cedências anunciadas pelo Ministério da Educação não são mais do que operações de cosmética temporária para iludir a opinião pública, para que esta se revolte contra a justa luta dos professores. Ao anunciar que a avaliação irá incidir apenas sobre a organização da escola deixando como facultativa a componente científica e pedagógica significa que se exige, fundamentalmente, aos professores que façam o que faz um pastor que mantém todas ovelhas em ordem, no redil, sem esquecer as que, frequentemente, andam tresmalhadas. O que interessa é combater a indisciplina, de ano para ano mais insuportável, colocando em segundo lugar a aprendizagem.
Um professor terá um bom desempenho se fizer como o motorista que mantenha todos os passageiros dentro do autocarro até ao fim da viagem mesmo que eles não paguem bilhete (não tenham aproveitamento) e não queiram viajar, independentemente de saber se ele conhece o caminho, vai pelo caminho certo ou se sabe conduzir, cumprindo todas as regras de trânsito. No fim da viagem contribuirá para uma excelente estatística.
O que está em causa é a dignidade e o respeito pelos alunos e por todas as gerações futuras. Os nossos filhos e netos nunca perdoariam que os professores desistissem de lutar por um ensino digno, que aposte no conhecimento, na autonomia e na competência dos alunos de hoje, que irão garantir o êxito das gerações futuras.
Por outro lado não deixa de ser estranho que o senhor primeiro-ministro tenha declarado que os professores não são avaliados há trinta anos mas tenha atribuído um prémio à melhor professora de 2007/08. Se os professores não são avaliados como é que concluiu que há uma professora que se destaca de entre todos os milhares de professores e professoras de norte a sul do país?

Sem comentários:

Enviar um comentário