quarta-feira, 27 de março de 2013

Sócrates: o pecador arrependido?



Se Sócrates estudou Filosofia a sério, em Paris, a única razão admissível para ter decidido regressar tão depressa ao país, onde a maioria dos portugueses o desejariam ver atrás das grades, há muito tempo, só pode ser a de confessar todos os crimes, burlas, fraudes e favorecimentos ilícitos que cometeu durante a sua vida política desde que assumiu funções públicas em Portugal. Deve-lhe ter pesado, finalmente, a consciência. Prometeu progressismo, felicidade, cento e cinquenta mil empregos, e tudo o que de mais excelente se pode prometer na actualidade. Agora terá verificado que, afinal, meio país já emigrou, muitos estão no desemprego como num beco sem saída e outros recorrem ao suicídio. O país está a definhar, a morrer e a desfalecer tudo por culpa das suas políticas. José Sócrates não poderia continuar a sua vida de luxo e ostentação à custa de inúmeras vigarices, fraudes e ilegalidades enquanto os seus compatriotas morrem de fome, espoliados, oprimidos e sacrificados como os condenados às galés.

Provavelmente, hoje, José Sócrates poderá afirmar com conhecimento de causa que não recebe lições de moral de ninguém. Se estudou Filosofia a sério, em Paris, terá passado a pente fino todas as teorias morais elencadas nos mais famosos compêndios da especialidade. Um forte remorso ter-lhe-á pesado a consciência de tal modo que terá aceitado sem hesitações responder a todas as perguntas dos seus entrevistadores, gratuitamente, sem condições prévias, sem arranjinhos, sem limitações de assunto. Desta vez José Sócrates irá, finalmente, responder às vinte e sete questões que a Sra. Procuradora não teve tempo de lhe fazer em tempo útil, arrastando a investigação para que o crime prescrevesse.

Ainda para mais, a data é histórica e o tempo é favorável. Acabou de ser eleito um novo Papa que é o exemplo da simplicidade e estamos na semana Santa, a semana maior. Aproxima-se a comemoração da morte e Paixão de Cristo. Esta surpreendente decisão de regressar a Portugal, nesta data, não poderá estar relacionada nem com as futuras eleições autárquicas, nem com eleições presidenciais, nem com o reforço da oposição. Quem já conquistou o mundo, negociou com o diabo e enganou um país inteiro e quase toda a Europa não terá mais aspirações que justifiquem a luta pelo vil metal. Estaremos, logo à noite, perante o bom ladrão, que pregado na cruz dirige a palavra a Cristo e a Portugal moribundos? Resta saber se haverá coragem e capacidade para prometer que “Hoje estarás comigo no paraíso”.

Quem não aceitar esta imagem de bom ladrão, talvez aceite a outra do Zaqueu que subiu a um sicómoro e a partir dali prometeu devolver quatro vezes mais às suas vítimas.
As novas levas de emigrantes que enchem a capital francesa terão despertado este enorme remorso ao novo pecador arrependido que, do cimo do seu sicómoro de ostentação e de luxo, terá vislumbrado a miséria que ele próprio provocou ao seu país e ao seu povo. Esperemos para ver, hoje à noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário