terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Calçada de letras


Calçada de letras

V

- Ó tio Chico, estou a ver que você tem que por o Ricardo na linha!

- Se continuar na brincadeira e a fazer-me perder tempo ponho-o a trabalhar ao pé de mim, na carpintaria, que é um mimo!

- Isso não, tio Chico. Aperte-lhe os calos, encoste-o à parede. Pode ser que ele ganhe juízo.

- É isso mesmo, tio Chico. Obrigue-o a trabalhar. Ele precisa de saber o que custa a vida!

- Estás maluco, Nuno? Achas bem tirá-lo da escola?

- Então lê o resto da carta. Tu é que até vais ficar maluco…

- E leio:

“Declaração

Eu, Ricardo Redondo, declaro que:

Muitas vezes faço da sala de aula um espaço para brincar e conversar e não dou atenção ao que os professores dizem;

Interrompo as aulas com comentários despropositados e com assuntos que não estão relacionados com as aulas;

Me levanto sem pedir autorização aos professores e ponho papéis no caixote do lixo quando me apetece;

Muitas vezes atiro com objectos aos meus colegas só por brincadeira;

A maior parte das vezes não sou pontual e não me preocupo em evitar essas situações, o que perturba a aula quando entro na sala;

Nem sempre faço os trabalhos de casa nem trago o material necessário para as aulas;

Não sei comportar-me numa sala de aula de modo a não perturbar o trabalho dos meus colegas e dos professores e por isso sou como uma maçã podre que apodrece todas as outras;

Sei que o meu comportamento me prejudica não só a mim, mas também os meus colegas que querem estar atentos e desejam aprender;

Sei que sou responsável pelo meu comportamento e se não me porto bem a culpa é toda minha, porque se eu quiser posso portar-me bem;

Sei que, um dia, posso vir a ser responsabilizado por alguns ou por todos os meus colegas que se sentiram prejudicados nos seus estudos porque não os deixei aprender;

Em conclusão, declaro que apesar de ter 16 anos, não sei portar-me melhor do que um miúdo de dez anos, declaro que assumo todas as responsabilidades pelo meu comportamento e pelo meu aproveitamento e declaro, ainda, que aceito todos os castigos que a comunidade escolar me impuser em consequência do meu mau comportamento.

Escola Secundária da Ortiga, 8 de Janeiro de 2008”

- Estás a ver, Diogo, um aluno estroina é pior do que um fumador que empesta toda a Escola. Se proibiram de fumar, acho bem que proíbam todos os valdevinos de estorvar os que querem estudar.

- E tu, quando andavas na Escola, fazias melhor, Nuno?

- Foi por isso que não pus lá mais os pés. Mas nessa altura os professores deixavam que a canalha fizesse tudo o que lhe apetecia, eles não tinham autoridade nenhuma!…

2 comentários:

  1. Meu caro Oliveira :
    Apesar de ler com todo o gosto os seus agradáveis escritos, estes reflectem a vida real e tratam alguns assuntos,que nos atormentam nos dias de hoje e que urge pôr mão, a bem da nossa sociedade.
    Gosto da forma como encara as situações, que aliás bem domina.
    Só hoje pensei em lhe enviar esta mensagem que servirá para o felicitar e lhe pedir para que continue, com esta atitude de dádiva e de serviço, alertando as consciências e suscitando o debate.
    Se tiver interesse, visite o meu blogue.www://montemordomondego.blogspot.com
    o qual,devido à minha inexperiência bloguística e dos assuntos da web ainda enferma de várias imperfeições.
    cpts
    Mário Pardal

    ResponderEliminar
  2. Fico muito grato pelas suas palavras, senhor eng. Mário Pardal.
    O meu desejo de continuar é maior do que o tempo e a experiência em lidar com estas novas ferramentas bloguistas. Até à próxima...
    Cumprimentos.
    António Oliveira.

    ResponderEliminar